Dicas e cuidados para você e suas finanças

A COVID-19 traz novos desafios para nossa realidade e rotina diária

Pensando nisso, a Mastercard vem trabalhando em diferentes frentes para contribuir com seus clientes, a sociedade e o mundo neste momento delicado.

Em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e a Wellcome Trust, iremos disponibilizar até US$ 125 milhões em financiamento para acelerar o desenvolvimento e acesso a tratamentos para a COVID-19.

Além disso, garantir que toda transação seja simples, segura, inteligente e acessível é nosso compromisso.

Praticar o distanciamento social durante as compras é essencial para sua segurança.

E o pagamento digital possibilita realizá-las no conforto de sua casa.

Por isso, a segurança das transações on-line é muito importante para nós.

O momento também inspira reflexões sobre saúde e bem-estar, e nos faz lembrar que nossa saúde financeira merece atenção e cuidados.

Aproveite as dicas! 

Crie novos hábitos. Comece o que não tem preço.

 

Seu aliado, o cartão de débito

O cartão de débito garante tranquilidade e segurança nas suas compras. Ele também possibilita o controle imediato dos gastos, já que seu uso está limitado ao valor total que você possui na conta, e isso pode te ajudar a evitar dívidas. Ele também pode ser usado para programar o pagamento de suas compras recorrentes, como em aplicativos de transporte, streaming, serviços de entregas, etc.

É só você verificar se o aplicativo ou site oferece essa possibilidade de pagamento. Em caso afirmativo, basta cadastrar o cartão escolhido na aba "pagamentos" e prosseguir normalmente .

Fique tranquilo, pois a Mastercard adota padrões internacionais de segurança e autenticação para as transações no débito.

 

Benefícios das compras On-line

Para sua segurança, nas compras on-line, lembre-se de:

  • Conferir se o e-commerce é confiável: consulte as redes sociais e sites de reclamações contra a empresa.
  • Nunca forneça informações pessoais ou financeiras por e-mail não solicitado, por telefone ou em qualquer janela “pop-up” que se abra em seu navegador.
 
  • Sempre cheque o link da página em que pretende efetuar a compra: ao checar o link da página, é possível identificar golpes homográficos, quando o nome do site falso copia o nome de sites oficiais trocando um “O” por um zero, incluindo um ponto ou hífen, que muitas vezes passam despercebido pelo consumidor.
  • Verifique se está em uma conexão segura: além de checar o link do site, é importante se certificar que você está navegando em uma conexão segura, isto é, se consta com o protocolo “https” antes do link da página.
  • Procure um ícone de chave ou cadeado na parte inferior do seu navegador. Isso indica que as informações estão protegidas. Se eles não aparecerem ou a chave parecer quebrada, significa que não está protegida.
  • Altere suas senhas periodicamente: além de alterá-las, é importante não utilizar a mesma senha para todas as suas redes, e-mails ou plataformas bancárias. Tente gerar senhas fáceis de lembrar que contenham uma combinação de números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos.
 
  • Tenha atenção redobrada com e-mails: seu banco nunca pedirá informações confidenciais por meio de um e-mail.
  • Nunca passe o número do seu cartão para pessoas que te ligam sem ter certeza de quem está do outro lado da linha. Seu banco nunca ligará para pedir informações importantes ou seu código de segurança, muito menos seu PIN, por isso, fique atento quando receber esse tipo de ligações.
  • Obtenha um antivírus ou anti-spam e mantenha-o atualizado.
  • Verifique constantemente o extrato da sua conta e acompanhe continuamente os movimentos realizados nela para ter maior controle.
  • Se você detectar uma compra que não fez, ligue imediatamente para o banco que emitiu seu cartão.

 

 

Segurança das Transações

Desligue quando receber chamadas automáticas. Não pressione nenhum número. Os golpistas estão usando chamadas automatizadas ilegais para "vender" tudo, desde tratamentos falsos para COVID-19 até esquemas de trabalho em casa.
Não forneça as informações solicitadas por e-mail ou por meio de janelas pop-up, para evitar que fraudadores roubem suas informações.

Ao receber um e-mail: "passe o mouse" sobre o nome do remetente para identificar a verdadeira origem e garantir que o nome do remetente não seja falso ou fraudulento.

Não clique em links ou abra documentos anexados de fontes que você não conhece. Eles podem baixar vírus para o seu computador ou dispositivo móvel.

 

Controle melhor seus gastos

Utilize preferencialmente o cartão de débito em suas compras, isso ajudará você a ter um melhor controle de gastos e evitar dívidas, tente utilizar a função crédito apenas para a compra de itens essenciais, como alguns alimentos, medicamentos e produtos de higiene.

Seja organizado, existem vários aplicativos disponíveis para ajudá-lo com suas finanças. Manter essa organização ajuda a ter previsibilidade dos gastos, ou seja, é possível projetar o valor disponível em sua conta para o próximo mês.

  • Evite o pagamento mínimo de sua fatura, de acordo com o Banco Central, o juro médio praticado no rotativo do cartão de crédito é superior a 300% ao ano. Tente manter as contas em dia e, se necessário, cancele serviços que não são essenciais.
  • Cuidado ao utilizar o limite do seu cartão ou conta bancária, ele não deve ser visto como uma extensão do seu salário. O juro cobrado pela utilização desse crédito é muito alto por isso guarde-o como uma carta na manga para momentos de grande necessidade.
  • Se ficar sem reserva financeira, prefira negociar um empréstimo pessoal no banco ao parcelamento do cartão, os juros cobrados pelo crédito pessoal costumam ser mais vantajosos aos do parcelamento do cartão.

Incorpore novos hábitos ao seu dia a dia,

  • Tenha interesse por economia e finanças básicas que vão além do "mais ou menos“ aplicado no cotidiano. Se informar traz um importante senso de controle e os subsídios necessários para validar se seu estilo de vida atual é sustentável.

Cuidados de higienização

Como higienizar seus cartões

Como o chip do cartão é feito com material oxidável, umidade e produtos químicos não são recomendáveis e podem danificar o seu o funcionamento. Para mantê-lo limpo, você pode umedecer levemente um pano macio, preferencialmente de algodão, com água e um pouco de sabão, detergente neutro, ou álcool em gel e passar nas áreas plásticas, tomando o cuidado para não umedecer a tarja magnética.

Como higienizar seu smartphone

Utilize álcool 70% (etanol ou álcool isopropílico). Sempre que chegar em casa realize a limpeza do seu celular. Use um papel toalha e faça a limpeza na tela e em todo o aparelho, inclusive da higienize a capinha. Prefira utilizar os fones de ouvido, para evitar o contato do seu rosto com o aparelho enquanto estiver fora de casa, além disso, evite que seu telefone fique passando pelas mãos de outras pessoas

Caixas Eletrônicos e Maquininhas

Utilize álcool em gel logo após tocar nas teclas do caixa eletrônico. Mantenha a distância mínima para a outra pessoa recomendada pela instituição financeira, e se precisar tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço.

Page por Aproximação

Recomendamos que utilize os pagamentos digitais para que possa realizar suas compras no conforto da sua casa, por meio de aplicativos e carteiras digitais. O pagamento por aproximação também pode ser uma alternativa rápida e segura para diminuir o contato físico durante suas compras.