4 atitudes que tornarão sua empresa muito mais produtiva

De longe, o tema mais popular que abordamos é a produtividade. Na prática, todo mundo quer ganhar mais tempo ou simplesmente conseguir direcionar o tempo que tem para coisas mais relevantes ao dia a dia.

Nessa linha, gosto muito de seguir 4 passos recomendados no excelente livro: Trabalhe 4 horas por semana, mostrando alguns fundamentos básicos para fazer o seu dia render mais. Os 4 passos formam o anagrama DEAL.

  1. Defina 
  2. Elimine
  3. Automatize 
  4. Libere 


Defina – Onde você realmente quer chegar? 

Sabemos que isso é já é algo bastante batido, mas é sempre bom reforçar: se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Por incrível que pareça, a maior dificuldade das pessoas começa justamente no primeiro passo: definir onde quer chegar.

No caso da produtividade da sua empresa, vale muito a pena parar um pouquinho e colocar no papel quais são as atividades chave da sua empresa, quais que não geram tanto valor, mas são necessárias (atividades de suporte) e quais que estão consumindo tempo e dinheiro, mas não agregam valor nenhum.

Ter em mente (e no papel) essa definição é essencial para avaliar os pontos de melhoria dos próximos 3 passos.


Elimine – Será que você realmente precisa fazer tudo isso? 

Considerando que você fez uma boa análise das tarefas da sua equipe no dia a dia, fica razoavelmente fácil descobrir algumas tarefas que não precisam ser feitas.

É difícil exemplificar, já que isso varia muito de empresa para empresa, mas fica a reflexão: Será que tudo que você faz no dia a dia realmente precisa ser feito?

Aprender a eliminar o que não é essencial será um grande passo rumo ao aumento de produtividade.


Automatize – Utilize a tecnologia a seu favor 

Se uma tarefa será realizada mais de uma vez, provavelmente vale a pena investir em métodos e ferramentas para torná-la mais eficiente.

Com exemplos simples, desde colocar as contas em débito automático até a automação de marketing (leia mais sobre o tema), a tecnologia pode facilitar muito o seu dia a dia.


Libere – Nem sempre a presença física é essencial 

Um ponto que geralmente pode ser otimizado nas empresas é a necessidade da presença física para algumas coisas.

Por exemplo, será que você realmente precisa estar presente em todas as reuniões da sua empresa?

No caso de visitas a clientes e reuniões estratégicas, sem dúvidas o "olho no olho" tem um grande poder, mas reuniões de acompanhamento de time talvez possam ser feitas por Skype, te liberando fisicamente para estar em outros lugares. 

Digamos por exemplo que você viaje bastante para fechar novos negócios. Sua empresa não pode parar por causa disso!

E você, tem outras dicas para aumentar a produtividade de uma empresa?