Taxas e comissões de intercâmbio Mastercard

Como parceiro Mastercard, é importante para você saber qual o modelo econômico que sustenta as transações com cartões de pagamento. Embora as taxas de intercâmbio Mastercard estejam geralmente disponíveis para os parceiros por solicitação dos adquirentes e outros fornecedores de aceitação de cartões, nós nos preocupamos em ter um processo bastante transparente. Queremos que nosso negócio seja o mais claro possível, porque, como membro da família Mastercard, você é fundamental para nosso sucesso

Papel do adquirente

Instituições financeiras que fornecem serviços de aceitação de cartão para os parceiros do comércio são referidas como "adquirentes". A Mastercard não tem envolvimento nas políticas de precificação ou nos acordos com os parceiros do comércio. As taxas de intercâmbio são um dos componentes da Taxa de Desconto, estabelecida pelos adquirentes e paga pelos parceiros do comércio aos adquirentes em retribuição pelos serviços de aceitação do cartão.

Como as taxas são determinadas?

As taxas de intercâmbio são estabelecidas pela Mastercard e geralmente pagas pelos adquirentes para emissores de cartão nas transações de compras realizadas com cartões Mastercard. As taxas de intercâmbio são apenas um dos muitos componentes incluídos em uma MDR, e constituem ferramenta necessária e eficiente para que a Mastercard mantenha uma rede de pagamentos forte e vibrante. 

Estabelecer as taxas de intercâmbio é uma premissa desafiadora que envolve um equilíbrio extremamente delicado. Se as taxas de intercâmbio ficarem muito altas, as MDRs se tornarão desproporcionalmente elevadas. Desse modo, o interesse e a demanda dos parceiros do comércio pela aceitação do Mastercard cairá. Se as taxas de intercâmbio ficarem muito baixas, a disposição dos emissores para emitir e promover os cartões Mastercard diminuirá, assim como a demanda do cliente por esses cartões. Em resposta a essas forças competitivas, nós nos esforçamos para maximizar o valor do sistema Mastercard (incluindo o volume de gastos em cartões, o número e tipos de cartões em circulação, bem como o número e os tipos de comerciantes que aceitam os cartões Mastercard), definindo padrões para taxas de intercâmbio em níveis que equilibram os benefícios e os custos, tanto para os portadores de cartões como para os parceiros do comércio.

Elaboramos taxas de intercâmbio que se apliquem às transações domésticas e às taxas de intercâmbio internacionais.

Temos um Guia para Parceiros do Comércio, bem como critérios associados à cada taxa de intercâmbio e um glossário de termos, para ajudar você a entender qual das muitas taxas podem ser aplicadas às suas transações. As tabelas de taxas de intercâmbio são organizadas por tipo de produto. Cada taxa tem uma série de requisitos, que devem ser satisfeitos para que uma transação possa qualificar-se para essa taxa. Os requisitos incluem fatores como: categoria do parceiro do comércio, o tempo entre autorização e compensação, a presença ou ausência de dados de banda magnética, a apresentação de dados específicos  e as vendas e o volume da transação de um parceiro do comércio Mastercard. Os sistemas Mastercard garantem que todos requisitos são atendidos quando uma transação é submetida à uma taxa de intercâmbio particular. Parceiros do comércio e adquirentes devem esforçar-se para atender a todos critérios necessários a fim de se qualificar para a(s) taxa(s) de transações(s) mais vantajosa(s). 

Atualização das taxas


As taxas de intercâmbio Mastercard e seus critérios geralmente são atualizadas semestralmente neste site. Embora haja um esforço permanente para manter as taxas e os critérios atualizados, é possível que o site não esteja absolutamente atualizado em todos os aspectos. No caso de qualquer discrepância entre as taxas cobradas e os critérios adotados com os encontrados neste site, a Mastercard considera válidos as taxas e os critérios oficiais.

Estamos confiantes que este documento pode dar as informações necessárias para você compreender as taxas de intercâmbio e sua estrutura, determinando assim quais taxas podem ser aplicadas às suas transações. No entanto, também reconhecemos que tais informações são dirigidas a um público muito diversificado, com diferentes necessidades e expectativas. A Mastercard incentiva os estabelecimentos comerciais a procurar seu adquirente ou outro prestador de serviços de aceitação de cartões, se tiverem dúvidas sobre qualquer aspecto das taxas de intercâmbio da Mastercard, da aceitação de cartões Mastercard ou dos acordos de aceitação.