Laboratórios Mastercard® para Inclusão Financeira

O Laboratório para Inclusão Financeira da Mastercard é o primeiro na África e o primeiro a se concentrar exclusivamente em inclusão financeira, sendo o sétimo de uma série de Hubs de Inovação da Mastercard.

Com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, o laboratório procura impactar mais de 100 milhões de pessoas, reunindo inovação e capacidade de inclusão financeira global da Mastercard sob o mesmo teto, combinando-as com experiência e visão local.

Os Mastercard Labs para Inclusão Financeira fazem parte do compromisso mais amplo da Mastercard de conectar 500 milhões de pessoas anteriormente excluídas dos serviços financeiros formais através da utilização de parcerias público-privadas com governos, setor privado e organizações não governamentais. Acreditamos firmemente que juntos podemos melhorar o acesso e o uso de serviços financeiros formais, o que resultará em um crescimento mais inclusivo e na capacitação das pessoas.

O que fazemos

Nós simplesmente não readaptamos produtos. Em vez disso, levamos o processo de inovação comprovada da Mastercard e trabalhamos lado a lado com as pessoas no campo. Isso nos permite aprender rapidamente e, em última análise, criar novos produtos e serviços que preencham necessidades não atendidas.

Simplificando, estamos focados em um dos problemas globais mais urgentes do momento, que também é parte integrante dos objetivos de negócios da Mastercard: conectar dois bilhões de adultos atualmente sem acesso a serviços financeiros formais.

Soluções de escala

Faremos protótipos de ideias, incubaremos ideias selecionadas e soluções de escala comprovada em toda África e outros mercados emergentes. Se um parceiro já tiver um conceito que somente precisa de escala, alavancaremos nossos processos inovadores, de marca e de rede para alcançar resultados.

Trabalhando com parceiros de todos os setores

Trabalhamos com parceiros em todos os setores: ONGs; fundações; trusts; instituições financeiras; instituições acadêmicas, empresas de tecnologia; operadores de redes móveis; ministérios e instituições governamentais; organizações de investigação e start-ups.

Levando a uma abordagem de parceria, geramos ideias e enfrentamos desafios e oportunidades na agricultura, educação, saúde, comércio e empreendedorismo, energia, água, saneamento e habitação. Dependendo da inovação, podemos trabalhar com um ou vários parceiros.

Quer saber mais sobre como ser nosso parceiro?

Entre em contato conosco

Perguntas mais frequentes 

Porque os Laboratórios Mastercard para Inclusão Financeira são importantes?

Com dois bilhões de adultos vivendo sem acesso a ferramentas e serviços financeiros tradicionais, há uma necessidade urgente de acelerar a criação de produtos e serviços comercialmente viáveis para esse público em escala global.

Porque os Laboratórios Mastercard para Inclusão Financeira estão localizados na África?

Acreditamos que esta região representa alguns dos países mais bem sucedidos em termos de implementação e alcance dos serviços financeiros digitais. Embora laboratório esteja baseado no Quênia, prevemos que ele terá tanto um impacto regional como global.

De quanto é a contribuição financeira da Fuindação Gates Foundation e como os recursos serão usado?

Através de uma subvenção de US$11 milhões por três anos da Fundação Bill & Melinda Gates, o laboratório gerará novas ideias com empresários locais, governos e outras investidores interessados na África, e rapidamente se transformará de conceito em realidade.

Qual é a metodologia de inovação comprovada do Laboaratório?

Implementamos um processo focado, testado e comprovado, que inclui ampla idealização bem como avaliação técnica e de negócios que conduz à criação de protótipos e pilotos e finalmente à execução. A cada passo, combinamos as boas práticas adquiridas nas operações no setor de pagamentos por quase 50 anos usando tecnologias de ponta.

O que significa ser financeiramente excluídos?

Quando você está excluído, não tem acesso às ferramentas financeiras básicas normais como poupar, tomar dinheiro emprestado ou obter seguro. Isto significa estar preso em uma economia baseada no dinheiro, tornando a pessoa vulnerável ao aumento da criminalidade, à inconveniência e aos custos mais elevados.

Qual a estratégia usada pela Mastercard para enfrentar o desafio da inclusão financeira?

Nossa abordagem para inclusão financeira não ocorre através da responsabilidade social corporativa ou filantropia. Seu direcionamento obedece ao aproveitamento de nossa tecnologia de pagamentos digitais existentes e da administração através de parcerias públicas e privadas.

O que parece um futuro onde mais pessoas estejam financeiramente incluídas?

O futuro é uma economia global que esteja mais perto de ser verdadeiramente global, por estarmos mais conectados digitalmente e menos dependente de dinheiro. Aumentar a inclusão financeira:

  • expande a classe média
  • gera igualdade de oportunidades
  • aumenta o envolvimento social e a mobilidade econômica
  • restringe a desigualdade de renda 
  • capacita as pessoas