Skip to Content

O que é intercâmbio?

Intercâmbio é uma pequena taxa paga pelo adquirente ao banco emissor do cartão a fim de compensá-lo pelo valor e pelos benefícios recebidos pelos estabelecimentos ao aceitarem pagamentos eletrônicos. Isso permite ao adquirente oferecer alto valor agregado a estabelecimentos que aceitam pagamentos eletrônicos.
 


Intercâmbio ajuda a maximizar o valor entregue a todos acionistas

Nosso papel

Mastercard® não gera receita a partir de intercâmbio.
Onde não houver regulamentação completa do governo, a Mastercard estabelece taxas de intercâmbio baseadas no valor disponibilizado pelo banco emissor e pelos benefícios da aceitação de pagamentos eletrônicos. Estabelecer intercâmbio no nível correto é importante porque, se as taxas de intercâmbio forem muito altas, os estabelecimentos podem escolher não aceitar cartões; e, se o intercâmbio for muito baixo, os bancos emissores não têm incentivos para cobrir os riscos de emitir cartões.

Estabelecer taxas de intercâmbio no nível adequado assegura que tanto os emissores como os adquirentes disponibilizem serviços que otimizam a efetividade do sistema de pagamentos e estimulam o desenvolvimento de soluções de pagamento inovadoras.

Taxas de intercâmbio flexíveis tornam possível oferecer alto valor agregado a baixo custo para estabelecimentos comerciais e clientes. Intercâmbio promove disponibilidade de crédito para pequenas empresas e impulsiona a inclusão financeira.

 

 

Os benefícios que o intercâmbio disponibiliza para todas as partes